Powered By Blogger

domingo, 18 de maio de 2008

Os tipos de ventos

Os tipos de ventos

Os diferentes tipos de ventos geralmente são classificados levando em conta três fatores:a pressão,a temperatura,e a velocidade da camada de ar.Vamos limitar nossa classificação estudando os ventos de acordo com sua velocidade.

Brisa: É um vento muito fraco. Sua velocidade não ultrapassa 20 km por hora. Quando sopra uma brisa, podemos ver a fumaça subindo na vertical ou quase inclinada, e as folhagens e galhos finos balançam levemente. Para embarcações a vela, a brisa é considerada período de calmaria.

Ventos alísios: Soprando de maneira regular e constante, os ventos alísios têm uma velocidade que favorece o deslocamento das embarcações a vela.

Ciclone: É uma corrente de ar que se movimenta em espiral. Quando sua velocidade atinge 100 km/h, é considerado tormenta.

Furacão: Forma grandes redemoinhos, pois se movimenta em espiral, com um “olho” no centro. Quando sua velocidade atinge 300 km/h, é considerado tornado severo.


Tornado: Trata-se de um tipo de vento com velocidades que podem atingir 500 km/h. Também caminha em espiral, destruindo o que encontram pela frente, às vezes cidades inteiras.

Nenhum comentário: